Dias mais curtos, noites mais longas, frio e humidade. Estamos no inverno, no tempo da procura do calor interior. O inverno é um momento acolhedor de várias maneiras; é hora de aproveitar a casa, a tranquilidade, a família e as atividades desportivas na neve. Mas, o inverno também é o tempo das gripes e constipações. “É melhor prevenir do que curar”, então é melhor conhecer o inimigo de perto e saber como evitar ficar doente ou como tratar os sintomas comuns da gripe e constipações.
De acordo com os cinco elementos da medicina chinesa, o inverno está relacionado ao elemento água. A energia da água está relacionada ao aspeto interior, emoções, profundidade, calma e reflexão. No inverno, as pessoas estão interessadas em desenvolvimento interior, espiritualidade, descanso e é hora de criar novas ideias e estabelecer metas para realizá-las na primavera, quando o Yang começa a florescer e dá-nos energia de ação e movimento.
Embora o inverno às vezes receba adjetivos negativos e talvez não seja a época mais esperada, muitas pessoas podem sentir a necessidade de mudar a estação do ano. Após o verão com altas temperaturas, o organismo aprecia a queda das temperaturas. No outono, o Yang começa a mudança para o Yin e quando chegamos ao final do ano, entramos na era em que o Yin já domina na sua totalidade. Essa necessidade de abrigo e tranquilidade que podemos sentir no corpo após o outono, não é mais do que um exemplo das energias universais que afetam todos os seres vivos no planeta.
Proteja-se contra fatores patogénicos
Uma vez que as baixas temperaturas e a humidade aumentam a circulação de vírus, é aconselhável tomar algumas medidas para prevenir e tratar os estados típicos de gripe e constipações.
A medicina tradicional chinesa (MTC) fala sobre “fatores patogénicos externos”, sendo o vento na maioria dos casos, o responsável pelas primeiras sensações de gripe ou constipações.
O vento externo é um fator patogénico Yang, enfraquece a energia defensiva do organismo e desajusta a abertura e o fecho dos poros de toda a superfície do corpo. Costuma-se dizer que é o vento que permite a entrada de outros fatores patogénicos, porque estes juntam-se ao vento para poder penetrar no corpo através da pele. De acordo com a MTC, os primeiros estados comuns de gripes ou constipações estão na camada Wei Qi, causados por:
Vento frio | Vento frio com deficiência de Wei Qi | Vento – calor
Vento-calor-humidade | Vento-calor-secura
O vento é dirigido para a parte superior do corpo e penetra no ponto 16DM no pescoço, onde se conecta com o canal Tai Yang. Portanto, não é fora do normal que os primeiros sintomas comuns às gripes e constipações comecem com dor de cabeça ou pescoço rígido. Outros sintomas geralmente são: aversão ao vento / frio, desejo de se tapar, corrimento nasal e espirros.
Se o Wei Qi da pessoa for forte, os fatores patogénicos permanecem na camada Wei Qi e nos canais Yang (Taiyang – ID / V, Yangming – IG / E, Shaoyang – SJ – VB) e, se for fraco, os fatores patogénicos penetram nos canais de Yin (Taiyin-P / B, Shaoyin – C / R, Jueyin-H / PC), que é quando falamos sobre o envolvimento da camada Qi e algumas síndromes como:
Calor no Pulmão | Calor-Fleuma no Pulmão | Calor no Estômago
Calor secura no Estômago e Intestinos | Calor de Vesícula Biliar
Síndrome de Shao Yang
Quando os fatores patogénicos entram na camada Qi, podemos encontrar os “quatro grandes“: sede, pulso, suor e febre. Uma infeção viral mais grave (gripe) geralmente afeta a camada Qi, bem como uma constipação comum mal curada que, quando interioriza, atinge os canais de Yin.
O frio e a humidade são fatores de Yin. Quando o frio danifica o Yang do corpo, a pele e os músculos diminuem e ficam duros e o sangue estagnado. O Yang não pode promover o calor do corpo e os calafrios aparecem, aversão ao frio, extremidades frias, palidez, diarreia, etc. O frio também pode estancar os fluidos corporais e pode congelar a água do corpo e gerar um quadro patológico da mesma forma que a água congela por frio no inverno. Quando o frio entra no organismo, é a energia defensiva, “Wei Qi”, que luta contra ele. Essa luta manifesta-se sob a forma de febre. Quando há um ataque de frio do vento, a pessoa geralmente tem calafrios e uma leve febre. Se o Wei Qi perde o controlo e o frio penetra no interior através da camada Qi, podemos encontrar febres altas. A humidade é um fator patogénico pesado e turvo. Isso causa uma sensação de peso em todo o corpo, diminui a digestão, pode dar vómitos, náuseas e uma sensação pegajosa na boca.
Tabela 1. Comparação de sintomas em diferentes síndromes de gripes e constipações comuns e na afetação da camada de Wei Qi. (Garay 2012)
FITÔKI recomenda as seguintes fórmulas para combater as gripes e constipações comuns:
Nos primeiros sintomas de gripe ou constipação também se recomenda:
Tomar infusões à base de ervas com especiarias: gengibre, cebola, pimento, cravo e cana-de-açúcar para gerar suor e assim, expulsar o fator patogénico para fora do corpo.
Descansar e hidratar. Qualquer atividade extra e stress enfraquecem a capacidade de Wei Qi de lutar contra fatores patogénicos.
Tosse com expetoração, indica a presença de fleuma e / ou Humidade.
FITÔKI tem as seguintes fórmulas para dissolver a mucosidade:
F027 – ER CHEN WAN
V015 – ELIMINE O TAN
Recomenda-se não tomar em excesso alimentos frios, gordurosos, lácteos e alcoólicos, porque geram mais humidade e aumenta a existência de mucosidades.
F027 – ER CHEN WAN
V015 – ELIMINE O TAN
Reforçar o Sistema Imunitário
É bom saber o que fazer quando começa a notar os primeiros sintomas comuns de gripe ou constipação, para evitar ter de passar alguns dias em casa, mas o mais importante é manter o sistema imunológico tão forte que, ao apanhar um pouco de frio num dia chuvoso, por exemplo, o nosso próprio sistema defensivo nos cure e o “ataque do fator patogénico” não vá mais além.
Para tonificar as defesas e o “Wei Qi” FITOKI recomenda:
Yu Ping Feng Wan, F025 para tonificar o Qi, consolidar a superfície e conter a transpiração.
Variante Astragalus, “Fortalecer o Qi”, V006 para tonificar o Qi em situações de deficiência da energia do Baço e / ou Pulmão.
Variação Cordyceps & Ganoderma, “Fortalecer o organismo”, V013, para aumentar a vitalidade, tonificar o Qi e o sangue, Yang e essência do Rim, Yang do pulmão e também acalma a tosse e elimina a fleuma. É uma variação polivalente do organismo.
F025 – YU PING FENG WAN
V006 – FORTALECER O Qi
V013 – FORTALECER O ORGANISMO
Medidas de higiene:
Lavar as mãos
Ventilar espaços
Evite fumar
Tapar-se bem para manter a energia e o calor do corpo
Coma corretamente: no inverno, a dieta deve basear-se em alimentos e cozinhas que produzam calor. Cereais, legumes cozidos ao vapor, sopas, caldos, ensopados e especiarias
O pequeno-almoço é vital: comece o dia com água tépida ou quente, com sumo de limão. Além de aquecer o organismo, ele limpa e fornece importantes vitaminas e antioxidantes para manter o sistema imunológico forte
Por Päivi Linna, Licenciada em Medicina Tradicional Chinesa pela Universidade de Gales, Técnico Fitoki.
Bibliografía:
· Garay, C., 2012, Apuntes de la asignatura “Tratamiento Integrado de la Medicina Tradicional China”, ISMET.
· Garay, C., Méndez-Pendavis, C., Richard, T., Sales, J., Compendio de Fitoterapia China para el profesional de la Medicina Tradicional China, FITOKI 2012.
· Maciocia, G., 2009, La práctica de la medicina china, el tratamiento de las enfermedades con acupuntura y fitoterapia china, Elsevier.
Comentários