top of page
Buscar
  • maurosilva4

Como Reforçar o Sistema Imunitário das Crianças com MTC?


Como Reforçar o Sistema Imunitário das Crianças com MTC

Com a chegada do Outono e o regresso à escola, chegam também as chuvas, a queda repentina das temperaturas e começam as doenças respiratórias mais comuns. Para além da gripe e rinovírus anuais, que normalmente tornam necessário faltar às aulas, existe ainda o risco do novo coronavírus se propagar no seio da família.


É por isso que queremos oferecer o apoio da medicina tradicional chinesa, para ajudar a manter um sistema imunitário saudável nas crianças.



Fitoterapia | Acupunctura | Moxabustão | Alimentação



Porque é que as crianças contraem tantas doenças das vias respiratórias?


As crianças têm um sistema digestivo mais fraco (pergunta 1 do Huang Di Nei Jing-Su Wen 黄帝内经素問), o ser humano desenvolve-se, no que os antigos sábios chineses determinavam como períodos de 7 anos nas mulheres e 8 anos nos homens. Isto leva-nos a ver, especialmente no exemplo das raparigas e da menarquia, que crianças com menos de 14 anos de idade, não tem formado o Tai Yang 太阳 nem o Tai Yin 太阴 e um exemplo é a sua debilidade digestiva e a sua debilidade perante as mudanças de temperatura e exposição ao vento frio. Tanto o Tai Yang como o Tai Yin controlam uma parte de um sistema sextário que abre, desde o yang e o yin, um num período de encerramento do ano e o outro num período de expansão do ano, um do yang onde está o wei qi e o outro do sector yin onde está o yin qi ou parte do ying qi.


Se observarmos, o Tai Yang é a parte protetora externa, a parte externa do corpo com grandes grupos musculares cheios de sangue. É por isso que o capítulo 4 Huang Di Nei Jing Su Wen, nos diz que o Tai Yang é rico em sangue. Esta barreira é a água da bexiga que se eleva com o yang do rim, por isso nos golpes de frio procuramos dar fórmulas diaforéticas que ativem a transpiração e a circulação especialmente nesta área. O capítulo 4 do Huang Di Nei Jing-Su Wen fala sobre os diferentes tipos de respirações manifestadas pelo vento de acordo com a estação e vemos que os ventos da Primavera, Outono e Inverno são refletidos no dorso.


Assim, as crianças, tendo um rim que ainda não emergiu totalmente, a sua defesa externa é mais fraca. Isto reflete-se também no plano oposto, no tai yin, que é composto por baço, pâncreas e pulmão, onde desempenham um papel fundamental à medida que o baço sobe. A subida do baço começa a partir da digestão, onde o estômago recebe a água e os grãos e o baço ajuda a levantar o qi claro (qing qi) bem como o yang claro (qing yang) que sobe ao pulmão para ser transformado em parte como zhong qi. Para compreender melhor esta parte, recomendo a leitura da pergunta 5 do Huang Di Nei Jing Su Wen, onde nos diz que o yang claro sai pelos orifícios superiores e o yin turvo pelos orifícios inferiores.


Por conseguinte, temos de ter em conta o baço e o pulmão como chave para uma nutrição correta e um bom sistema defensivo; no entanto, esta é a parte mais fraca nas crianças. O seu baço não está formado, e o Tai Yin é como um pântano ou lago, a sua função é controlar estes líquidos através da circulação, sem um funcionamento correto a água estagna, causando estagnação e problemas circulatórios na parte inferior com o baço, especialmente nas pernas e pulmões e problemas das vias respiratórias. Por sua vez, a microbiota intestinal depende do yang do baço, o que faz com que as crianças tenham humidade no intestino grosso e se reflete em alergias cutâneas e muco no trato respiratório superior. Portanto, tudo isto significa que temos de colocar ênfase no reforço do sistema imunitário das crianças com MTC.




Como podemos ajudar a cuidar das vias respiratórias das crianças?


A primeira coisa é uma alimentação correta. Os alimentos para bebés não devem conter substâncias densas e frias que sejam difíceis de digerir ou farinhas refinadas que criem humidade. Também não se deve abusar dos produtos lácteos. Um erro comum acontece quando uma criança tem uma constipação, é-lhe dada uma chávena de leite com chocolate e mel. Isto dinamita o yang do baço, gerando mais humidade em todo o tai yin. O leite e o mel são substâncias a considerar na dieta das crianças, mas não quando existe um baço fraco ou um problema de estagnação de fluidos que o tai yin não controla.


Para uma alimentação correta que sirva de profilaxia no caso das crianças, devem ser evitados: produtos lácteos, açúcar branco e farinhas refinadas. Devem ser adicionados mais alimentos cozinhados, e especialmente no Inverno, alimentos quentes como o trigo sarraceno ou o painço, que ajudam a drenar a humidade. Também se deve ter o cuidado de não dar demasiada fruta crua nos meses mais frios; é melhor moderar o consumo e dar fruta em compotas caseiras com um pouco de canela. Também não recomendamos um excesso de ovos, uma vez que estes podem gerar humidade. Finalmente, acreditamos que é importante lembrarmo-nos de evitar alimentos açucarados como compotas ou marmeladas, é melhor fazê-los em casa uma vez por mês (podem ser embalados a vácuo) e é outra forma de comer fruta.


Outra medida importante é cobri-los bem. O tronco é frequentemente coberto, mas a cabeça e os pés são negligenciados. É importante que a cabeça da criança seja coberta com um gorro que cubra as orelhas. Os pés devem usar meias quentes que permitam a transpiração com materiais como a lã escocesa. Na estação das chuvas, é importante usar calçado impermeável, para evitar que a criança tenha de estar na aula com os pés molhados, porque pisaram uma poça antes de entrar na escola, o que enfraquece todos os canais das pernas, incluindo o canal do baço. Finalmente, em regiões habitualmente mais frias e húmidas, é interessante na estação mais fria proteger a zona abdominal (haramaki), porque ajuda a preservar o calor dos órgãos, especialmente os rins, o estômago e o baço-pâncreas, que são a base do sistema imunitário.


FITOTERAPIA PARA CRIANÇAS


*A Fitoki recomenda que as crianças devem ser acompanhadas pelo pediatra, com consultas regulares e o médico deve ser sempre informado de tudo o que é prescrito para a criança. Dito isto, vamos deixar duas fórmulas que são muito interessantes para as crianças.


F025 YU PING FENG WAN


Esta fórmula é uma maravilhosa profilaxia para crianças que tendem a sofrer com constipações frequentes.


Também protege dos ventos externos. Para tal, tem uma substância para expulsar o vento e duas outras que tonificam o centro para, a partir de dentro, dar força a esta barreira protetora, a que na medicina moderna chama-se homeostase.


FITOTERAPIA NA FÓRMULA:

  • Huang Qi: É uma das substâncias conhecidas como adaptogénicas. É uma substância doce, com uma natureza quente e tropismo no baço e pulmão (tai yin). Esta substância produz uma elevação de qi e das carnes, fortalece o sistema imunitário e ajuda a curar feridas e queimaduras profundas.

  • Fang Feng: O seu sabor é pungente e doce, com uma natureza quente e tropismo no fígado, pulmão e bexiga. Se olharmos para o tropismo combinado com o seu nome, ficamos com uma ideia de como corta o vento no corpo através do seu efeito de externalização e expulsão para o exterior, ativando a circulação em Tai Yang através do canal da bexiga.

  • Bai Zhu: Uma substância para ressuscitar o baço, de facto o seu tropismo é para a terra (baço - estômago) com uma natureza quente, pois a terra como a filha do fogo quer calor e detesta o frio.

Como podemos ver, temos duas substâncias que tonificam o baço, uma das quais sobe para os pulmões, que é de onde vem o wei qi. Tem também uma substância que corta o vento ou os seus efeitos, pelo que é uma fórmula muito interessante para as crianças, pois tonifica o baço ao mesmo tempo que ajuda a repelir correntes e ataques de frio, especialmente em crianças que sofrem sempre de rinite, ou que, logo após comer um gelado, têm tosse, ou se bebem leite, as suas fezes ficam pastosas e começam com muco no trato respiratório superior.



F009 SI JUN ZI WAN


Conhecidos como os 4 cavaleiros. O termo cavaleiro nesta fórmula é para a suavidade e apoio que as substâncias dão a um baço fraco, permitindo que este se eleve. Agora vamos ver de que é composto:


FITOTERAPIA NA FÓRMULA:

  • Dang Shen: Conhecido como o ginseng dos pobres, é uma substância doce, com uma natureza neutra e tropismo no baço e pulmão. Esta substância é melhor que o ginseng, pois o Ren Shen não é para todos e em tempos de calor pode causar um aumento do yang do fígado, pelo que muitas pessoas o utilizam como estimulante quando deveria ser o oposto, pois é um adaptogénico (poderia ajudar na insónia).

  • Fu Ling: Esta substância pertence ao reino dos fungos, sem sabor e de natureza neutra com tropismo no coração, nos rins e no baço. Esta substância tem sinergia com Bai Zhu.

  • Bai Zhu: substância doce, amarga, com uma natureza quente e tropismo no baço e no estômago que faz sinergia com Fu Ling.

  • Gan Cao: Substância doce, de natureza neutra e tropismo no baço, estômago, pulmão e coração. Trata-se de uma substância embaixadora que é utilizada na farmacologia moderna como expetorante e para tratar problemas digestivos.


Esta combinação de substâncias é ideal para fortalecer o sistema imunitário das crianças com fitoterapia chinesa e preparar as crianças que têm um baço fraco e especialmente com problemas digestivos e falta de energia, quando mostram um interior débil e fraqueza nos deltoides começando a ter má postura e fraqueza na carne dos 4 membros.


*NOTA: A FITOKI, adicionou a esta fórmula a casca de tangerina (chen pi), como uma substância que quebra a dinâmica do qi, mas é uma combinação já amplamente utilizada na China e interessante para tonificar o baço e eliminar o muco.



Acupunctura e Moxabustão

Partindo do princípio de que cada pessoa é única, os tratamentos de acupunctura e moxabustão não devem ser fixos, devem ser sempre adaptados a cada paciente. Mesmo assim, podem ser criadas estruturas para dar uma ideia para que cada profissional, com base nos seus critérios, na sua experiência e na sua linha de trabalho, decida como modificá-la em função de cada caso.

Como profilaxia e tendo em conta a época do ano em que nos encontramos, recomendamos nas crianças saudáveis uma combinação de planos entre tai yin e yang ming.

A ideia é fazer uma punctura da seguinte forma:


  • Perna esquerda: Puncturamos no canal do baço, em pontos como: Tai Bai太白-3B se for uma criança que tende a ter muitas fezes soltas ou Da Du大都-2B se o seu baço for muito fraco.

  • Braço esquerdo: Puncturamos o canal do intestino grosso, sendo o Shou San Li手三里-10-IG uma boa escolha e podendo adicionar He Gu合谷-4IG combinado ou no caso de crianças que tendem a ter fezes pastosas e malcheirosas, adicionamos Qu Chi曲池-11IG.

  • Perna direita: Aqui acrescentamos Zu San Li足三里-36E e podemos acrescentar Chong Yang沖阳-E42.

  • Braço direito: Podemos puncturar Tai Yuan太淵-9P, ou se tiver problemas respiratórios e ficar cansado, onde à palpação do canal notamos aderências, podemos puncturar Kong Zui孔最-6P. Finalmente, se a criança tiver afonia, podemos puncturar Shao Shang少商-11P onde o sinograma Shang nos mostra a segunda nota da escala musical chinesa que está associada a um sino, e leva-nos a pensar na capacidade da garganta e a falar onde esta tem dois aspetos, um chamado yan-咽 e o outro hou-喉, ambas como duas descrições anatómicas da laringe, uma relacionado com a comida e o outra com o ar e a capacidade de ser capaz de produzir sons.

A tudo isto podemos acrescentar moxabustão, tanto em moxa pura como em cones que são colocados sobre as agulhas, esta é uma escolha a ser feita pelo profissional com base na forma como sente os pontos, se a criança tiver pontos muito afundados e o canal tiver expetoração pode ser acrescentado moxa desde que não tenha um historial de alergias cutâneas ou problemas respiratórios crónicos.


AVISO: As crianças devem ser sempre avaliadas por um pediatra e os pais devem informar sempre o pediatra sobre toda a suplementação que a criança tome, para avaliação.


Obrigado ao Professor Manuel J Moreno e ao cirurgião pediátrico Carlos Alberto Dell'angola pelas suas excelentes contribuições para este artigo.


502 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page