top of page
Buscar
  • Foto do escritorBruno Figueiredo

Fórmulas Fitoki para o Outono



"As terras do Oeste geram secura, a secura gera o ouro (metal), o ouro gera o sabor picante, o sabor picante gera o pulmão, o pulmão gera a pele e o cabelo… o pulmão governa o nariz." Huang Di Nei Jing Su Wen



F015 BU ZHONG YI QI WAN

Esta fórmula é maravilhosa, uma vez que o sistema digestivo é vital para o outono. Bu Zhong Yi Qi Wan tonifica o centro, melhorando a digestão e a função do baço, enquanto nutre o sangue.

A fórmula tem no seu interior, o espírito de Si Jun Zi Wan, contendo 3 substâncias que são: Dang Shen, Gan Cao e Bai Zhu, para ressuscitar o baço, dar força e apoio. Além disso, Dan Gui nutre e reaviva o sangue, favorecendo a hematopoiese. Finalmente, Chen Pi quebra a estagnação do qi e o Astrágalo é ótimo para subir a fórmula para o peito, que é onde começam as incursões da respiração (Wei Wi e Ying Qi) e elevam as carnes, que é um dos objetivos terapêuticos desta fórmula.


F008 GUI ZHI WAN

É uma fórmula que, de acordo com a discussão do Shang Hun Lun-伤寒论, um dos seus usos é para quando há um golpe de frio e a pessoa tem muito pouca transpiração. Para compreender esta fórmula, temos de ter em conta que a imperatriz é a Canela. Gui Zhi tem tropismo no coração, pulmão e bexiga. Com sabor picante, doce e estes tropismos, indicam várias coisas:

O suor depende do coração e do pulmão pois, sai através da pele, mas a bexiga faz parte do Tai Yang-太阳, e no canal da bexiga corre por toda a parte de trás, que é a principal área de grandes grupos musculares que se contraem após um golpe de frio, por isso a água da bexiga é usada para suar.

Além disso, traz outras substâncias como Dang Gui que nutre o sangue e o reaviva, algo importante nas contraturas, Chuan Xiong que quebra a estagnação do sangue, Bai Shao Yao, que nutre o fígado e ajuda nas contraturas e alcaçuz que harmoniza o centro para uma melhor absorção das outras substâncias. Devemos acrescentar que esta fórmula pode ser muito útil nas mulheres friorentas na fase mais fria do ano, mesmo para aquelas que no inverno têm dificuldade em dormir, podem tomar uma dose antes de ir para a cama. Esta fórmula é muito semelhante a Si Wu Wan, mas com uma substância que aquece - a canela. Também é útil para muitas pessoas com síndrome de Raynaud, que é geralmente mais comum nas mulheres e afeta mais no inverno. Aqui temos uma fórmula que vai para o coração com a canela e que ativa a circulação. O capítulo 5 do Huang Di Nei Jing-Su Wen, diz-nos que o coração gera sangue e é por isso que é vermelho, que a batida dá essa cor e nas pessoas com Raynaud a circulação não chega às mãos. A fórmula Gui Zhi Wan é ótima para reavivar o sangue e fazê-lo fluir suavemente até às pequenas articulações, e é por isso que se diz que Gui Zhi tem ação nas pequenas falanges.



F012 GUI PI WAN

Gui Pi Wan trata a desarmonia de sangue do baço e do coração, com sintomas muito peculiares, tais como: palpitações em repouso, má memória de curto prazo, insónia, preocupação excessiva e cansaço durante uma atividade. Também veremos manifestações como: rosto pálido, língua pálida e fraqueza no cabelo.

As suas principais substâncias: – Huang Qi: o Astrágalo eleva ou direciona a fórmula até ao peito, além de que estamos perante uma substância que pertence ao grupo dos adaptogénicos.

– Dang Shen: a Codonopsis é a melhor opção, pois o ginseng não é para todos e se a pessoa tem um pouco de vazio de yin do fígado (mais de metade da população) pode levar à excitação. Além disso, o ginseng de hoje não é o ginseng de há 200 anos atrás que entrava no rim, foi muito modificado nos cultivos e a questão 74 do Su Wen, já na época da Dinastia Han, contemplava os problemas de cultivo. Por conseguinte, com Dang Shen, não temos esses colaterais, também é mais barata e a fórmula detém mais quantidade. Esta substância tonifica o qi central e direciona ao peito, além de gerar líquidos orgânicos.

– Long Yan You: conhecido como "o pequeno Gui Pi Wan" ou como "o olho do dragão" pela aparência ao dividir a fruta a meio.

Esta substância, de natureza quente, sabor doce e tropismo no baço e no coração, é maravilhosa para tonificar o sangue, nutrir o yin, tonificar o qi e pacificar a consciência. Melhora a digestão e fornece vitamina C, por isso é ideal no outono porque a vitamina C como ácido ascórbico (ÁCIDO ORGÂNICO) adstringe e tonifica o pulmão, é por isso que a vitamina C é recomendada no outono.



Há 2 substâncias interessantes que pertencem ao grupo daqueles que pacificam a shen ou a consciência. Suan Zao Ren e Yuan Zhi ajudam a pessoa a ter um efeito ansiolítico em poucas horas, gerando mais confiança no tratamento. Além disso, adstringe o suor típico da ansiedade e Yuan Zhi limpa os sentidos e desbloqueia a fleuma do coração. Uma combinação que faz desta fórmula, uma aposta segura e uma das rainhas da farmacopeia chinesa.



V004 GUI LI ZHONG WAN

A variação do Fitoki em si é muito interessante, tem três das quatro substâncias da fórmula Si Jun Zi Wan (Bai Zhu, Gan Cao e Dang Shen) e leva também duas substâncias do grupo de aquecimento interior que são Gan Jiang e Rou Gui. Pode dizer-se que esta variação é uma Si Jun Zi Wan que, além de nutrir de qi o baço, também aquece o yang do baço e do rim, favorecendo a microbiota intestinal que depende do yang do rim e do yang do coração, porque o baço por sua vez depende de ambos yang, um sobe e outro desce. Esta variação encaixa-se muito bem com as pessoas que têm fezes macias, por vezes pastosas e que na palpação têm uma barriga fria, área lombar fria e joelhos frios com uma língua pálida, cheia de saliva, ligeira saburra branca na metade de trás e de tamanho grande.


V006 HUANG QI WAN

Esta é uma variação à base de Astrágalo, que reforça outras fórmulas e variações.

Combinado com V004 GUI LI ZHONG WAN é uma maravilha para quando a queda do baço afeta a nível do pulmão, porque nos lembramos que tai yin controla os líquidos. Além disso, vai muito bem para os atletas, tanto para melhorar o desempenho como para recuperar de lesões. Por fim, o Astrágalo é perfeito para a recuperação da pele em caso de queimaduras ou laceração.



V012 BU YANG WAN

O antecedente desta fórmula é Yao Tiong Pian. Se observarmos as substâncias que contém, veremos que:

– Tu Si Zi é muito interessante do ponto de vista Daoísta, porque é uma semiparasitária, uma vez que é uma planta que fixa raízes no seu hospedeiro e o absorve. Isto dá-lhe uma peculiaridade e uma força especial de ser capaz de extrair essência para dar à sua semente. Essa semente também tem a particularidade de nascer como trepadora onde outras plantas não podiam. Esta substância, que é doce, picante (como boa tonificante) e neutra, tem ação direta sobre os espermatozoides, pois uma semente nutre outra semente com a vida que roubou de outras plantas. Tonifica a essência do rim e do jing favorecendo a parte interna do olho.

Além disso, esta variação tem Ba Ji Tian, que é uma substância picante e doce, com tropismo no rim e no fígado, que tonifica yang e fortalece ossos e tendões. Esta substância vai muito bem para os joelhos, porque o capítulo 17 do Huang Di Nei Jing Su Wen diz-nos que os joelhos são o palácio dos tendões e um joelho no seu funcionamento é ligamento (rim) e tendões (fígado) onde, outra planta desta variação (Huai Niu Xi) direciona aos joelhos. Com esta variação, é apostar num cavalo vencedor naqueles pacientes com um joelho frio à palpação, com lombar fria, uma língua obesa e cheia de saburra, diarreia matinal, com medos e falta de vontade, porque se o yang é forte a pessoa conquista os 10.000 lugares, mas se o yang é fraco, a pessoa acreditará que o atacaram dos 10.000 lugares...


V013 DONG CHONG LING ZHI WAN

É feito a partir de duas substâncias do reino dos cogumelos, Cordyceps sinensis e Ganoderma. Esta é uma combinação própria e muito interessante da Fitoki, uma vez que Cordyceps é uma substância que vem da medicina tibetana e é formada através de uma infeção de um verme durante o inverno. Este, morre no verão e, daí, a tradução do seu nome.

Esta substância, é quente e doce, entra no pulmão e no rim de uma forma adstringente, que favorece o ciclo de geração de líquidos internos chamados líquidos YE-液, que tem uma cenografia muito interessante com a água e a lua.



Cordyceps era também uma substância que era usada apenas para os imperadores, onde havia uma receita com pato e tâmara chinesa para recuperar a sua essência. Diz-se mesmo que muitos mestres tibetanos o tomavam no inverno, juntamente com práticas noturnas para armazenar e gerar essa essência escura e densa do rim. Há apenas uma contraindicação com esta variação, ou seja, que não se deve dar quando há um ataque de vento externo, porque o interioriza mais e o vento frio é expelido com diaforese. Esta fórmula é uma maravilha para preparar o nosso corpo e mente para o inverno, começando a tomá-lo agora e acompanhá-lo com meditações e jejuns sexuais.

347 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page